Gilmara Oliveira. Cultura ou Reverso. Performance. 2013 (foto: Fernanda Abdo)
katia Canton, em sua série de seis livros intitulada "Temas da Arte Contemporânea" (Editora WMF Martins Fontes, 2011) apresenta "os principais assuntos que definem o mundo contemporâneo e que são espelhados na arte". Sendo eles:
Tempo e Memória
O tempo sofreu uma relativização desde do século XIX, tornando-se incompreensível na contemporaneidade. Já, e consequentemente, a memória possui um caráter relacionado ao "eterno" presente. Essa relação é um dos mais importantes objetos de reflexão contemporâneos, por ser o que mais claramente define a atualidade.
Da Política às Micropolíticas
As pesquisas em artes, que antes (até o Modernismo) tinham um foco mais universalista de debate, passam a estar focadas em questões mais específicas e cotidianas. Discutem, portanto, assuntos relacionados a uma realidade regional e até indivudual.
Corpo, Identidade e Erotismo
Na contemporaneidade, adota-se a fragmentação da identidade (antes vista como algo único e estável), como objeto de reflexão. O corpo passa a ser a concretização de uma identidade múltipla.
Espaço e Lugar
O espaço sofreu, como o tempo, uma desestruturação em sua definição contemporânea. Dentro das artes, o tempo e o espaço estão sendo pensados não apenas em função das obras, mas como objetos de sua própria composição.
Narrativas Enviesadas
"Narrativas enviesadas" define as formas não lineares da construção narrativa contemporânea. A obra (visual, literária, musical etc), na atualidade, não tem um compromisso em criar uma trama fechada ou resolvida, compondo-se por sua vez de sobreposições, repetições, deslocamentos.
Gratidão por este texto.
ResponderExcluirTudo muda o tempo todo e na arte não seria diferente, a menos que se tratasse de processos de pessoas alienadas (que também é real, mas sem essência).Arte é resistência, expurgo inda que poético, e vida que pulsa para além do corpo, da matéria.