quarta-feira, 8 de maio de 2013

Modalidades de Desenho



O desenho pode ser definido como uma manifestação artística ligada a produção de uma imagem bidimenssional através, principalmente, do uso da linha. Essa é definição acadêmica, sendo hoje o desenho compreendido de variados modos, inclusive tridimensionalmente. Há várias modalidades do desenho, tanto independentemente artístico como realizado em função de outro fim.

Desenho Arquitetônico


É um tipo de desenho normatizado, estruturado para a concepção de projetos de estruturas arquitetônicas, popularizado a partir do século XVI. Sua normatização se dá, no Brasil, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através das normas NBR-6492 e NBR-10067.
As principais categorias do desenho arquitetônico são: as plantas, os cortes e secções e as elevações (ou alçados).

Desenho Geométrico


É o conjunto de técnicas para a construção de formas geométricas em duas dimensões.

Desenho de Observação


É um desenho produzido a partir da observação da natureza, buscando traduzir algo trimensional para a bidimensionalidade.

Ilustração


A ilustração é uma imagem elaborada para acompanhar uma produção textual ou narrar de forma visual um epsódio ou enredo.

Esboço ou Croquis de Arte


É um desenho realizado rapidamente e procura expressar uma ideia de modo sintético. O esboço tanto pode ser uma etapa inicial para a elaboração de uma obra, como pode ter um fim em si mesmo quando, por exemplo,  o objetivo conceitual é expressar naturalidade, estantaneidade e fluidez.

Um comentário: