Os primórdios do grafite
Antônio de Araújo
O termo Grafite pode ser relacionado a qualquer interferência gráfica, desde simples arranhões, até escritos a caneta, ou murais pintados de grandes dimensões inserido em espaço público. Assim, o Grafite existe desde a aurora dos tempos, tendo como referência as imagens de animais, rituais e batalhas pintadas nas cavernas da Africa, Europa e América.
O Grafite, como inscrição feita sobre paredes, pode ser encontrado nas ruínas da antiga Grécia e nos vestígios de Pompéia. Evidência de escritos aleatórios em paredes de grandes construções datam do séc. I a.C. ao séc. IV d.C. , sendo encontradas numa região que hoje são a Síria, Jordânia e Iraque.
Inscrições sobre estuque. Pompéia. Anterior a 79 d.C.
Estes escritos antigos , tinham como tema a religião, a política e os romances populares. Também são encontradas figuras estilizadas que podem ser identificadas como caricaturas. Os romanos escreveram inúmeras pichações sobre muros e monumentos, e estes escritos têm grande valor arqueológico para o estudo dos costumes daquele período.
Desde os maias da Guatemala, aos vikings da Escandinávia, englobando os soldados de Napoleão no séc. XIX e os pioneiros no Oregon Trail, todos esses conquistadores deixaram marcas ao longo de suas rotas de viagens. Esse hábito tinha como objetivo preservar suas conquistas e estilos de vida para as futuras civilizações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário