quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Pintura Primeva


A Caverna dos Sonhos Esquecidos


Antônio de Araújo


Durante um grande período, na história da arte foram usados indiscriminadamente como sinônimos, termos que se referem a expressões distintas, mas que se relacionam a Pintura Primeva. Cita-se:

Pintura Rupestre: Refere-se a qualquer pintura realizada sobre rocha, independente do período em que foi realizada, ou do tema que representa. Desse modo, pode ser contemporânea, pois identifica apenas o suporte em que foi realizada a obra.

Pintura Pré-histórica: Abrange, das primeiras pinturas realizadas até o aparecimento dos primeiros documentos escritos. Integra, das primeiras obras realizadas até o florescimento da cultura mesopotâmica. Compreende a Arte do Paleolítico, a Arte do Mesolítico e a Arte do Neolítico.

Pintura Primitiva: Abarca todas as obras com características estéticas que se assemelham à pintura pré-histórica. De forma pejorativa, compreende as pinturas realizadas por sociedades que não foram ocidentalizadas e/ou não se utilizam de meios de registro histórico escrito.

Pintura Primeva: São as primeiras, ou mais antigas, pinturas encontradas. Nesse caso, são os marcos pictóricos do início da história da arte. Provavelmente essas pinturas iniciaram-se há cerca de 40.000 a.C, no Paleolítico 

As mais antigas pinturas conhecidas são datadas de cerca de 30.000 anos atrás, localizadas em Grotte Chauvet (França). Sobre os trabalhos encontrados, em 1994, em Grotte Chauvet, há em excelente documentário de Werner Herzog, chamado Cave of Forgotten Dreams (A Caverna dos Sonhos Esquecidos).


Werner Herzog. Cave of Forgotten Dreams. 90 min. 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário