segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A História do Desenho (parte II)

Os romanos, 500 anos depois, contribuíram para a ampliação do conceito gráfico. Uma grande disciplina foi instituída para manter um império tão extenso, disposto a dominar culturas diversas sob a mesma autoridade. Assim, os romanos obtiveram através do desenho os meios para planejar construções de caráter mais seguro e utilitário. Nesse período, surgiram os primeiros mapas. O desenho técnico exigiu uma maior perícia e conhecimento matemático, muito além do que havia sido forjado até aquele momento.
Durante a Idade Média as representações sequenciais prevaleceram. Peculiaridades e enfeites são dispostos sem dar qualquer oportunidade de preponderância da cor. A linha fica a cargo de destacar o detalhe. A invasão árabe introduz um suporte revolucionário para desenho e pintura: o papel. Essa invenção chinesa facilitará a ilustração, deixando de ser essa uma atividade exclusiva dos monges, que até então utilizavam pergaminhos de pele de carneiro como suporte para o desenho. A partir desse momento é intensificado o brilho da cor. Também é necessário destacar a introdução do uso geral da caneta e da tinta metálica como as conhecemos na atualidade.
Da Itália, a partir da segunda metade do século XV, sobrepondo o período gótico o Renascimento se desvincula do caráter estritamente religioso. Agora o importante é reconhecer a beleza e saber como expressá-la. Baseando-se na civilização greco-romana artística (revive o passado), a representação natural e concisa é  novamente imposta. O nu feminino começa a apropriar-se dos principais temas nas criações, e há uma volta para o estudo da figura humana. O desenho ultrapassa as experimentações volumétricas explorando as novas técnicas de coloração. O jogo de luzes e sombras, juntamente com a perspectiva, torna a realidade mais perto de desenho. Uma manifestação de artistas demonstra este novo desenvolvimento: El Greco, Miguel Angel, Sandro Boticelli, Leonardo da Vinci, entre outros.


Sandro Botticelli. Detalhe com autorretrato. Cerca de 1575.

Nenhum comentário:

Postar um comentário