Paolo Veronese e o Verde Veronese
Antônio de Araújo
Paolo Veronese (1528 -1588) foi um dos principais pintores italianos do Renascimento. Ele adotou o nome de Paolo Cagliari ou Paolo Caliari, tornando-se conhecido como "Veronese" por sua terra natal, Verona.
Veronese, é conhecido como um dos três grandes pintores venezianos (junto a Ticiano e Tintoretto) do final da Renascença, séc. XVI. Veronese é conhecido como um colorista supremo, e muito admirado por suas decorações ilusionistas. Suas obras mais famosas são ciclos narrativos elaborados, executados em um estilo maneirista dramático e colorido, cheio de majestosas configurações arquitetônicas. Suas pinturas de grandes festas bíblicas, executadas para os refeitórios de mosteiros em Veneza e Verona, são especialmente notáveis.
Paolo Veronese. As bodas de Canaã. Óleo sobre tela. 1562.
O verde veronese é uma cor que foi largamente usada pelo pintor Paolo Veronese, popularizando-se com o nome do pintor. É uma cor muito profunda, variando de verde esmeralda, verde malaquita e verde jade. Em Inglês, a cor é chamada viridian, nome derivado do latim viridis, que significa verde.
Essa cor é uma associação de um pigmento azul-verde (óxido hidratado de crómio trivalente), de saturação média e relativamente escura, com componentes mais verdes do que o azulados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário