domingo, 27 de janeiro de 2013

Autorretrato - Antônio de Araújo

Antônio de Araújo



Um autorretrato é a representação que o artista faz de si mesmo, podendo ser realizada em qualquer técnica (desenho, pintura, fotografia, escultura etc). É um subgênero do gênero Retrato, nas Artes Visuais.
Embora os autorretratos tenham sido produzidos por artistas desde a antiguidade clássica (há registros de autorretratos do escultor grego Fídias e do egípcio Ni-ankh-Phtah inseridos entre as figuras humanas representadas (esculpidas) em monumentos), em meados do século XV, na Renascença, os artistas retrataram-se mais frequentemente como o tema central da obra, ou como personagens importantes em seu trabalho. Com a fabricação de espelhos melhores e mais baratos, o advento da pintura a óleo, o aumento da riqueza e interesse do indivíduo como sujeito, o autorretrato se tornou realmente popular. "Retrato de um homem com turbante", de Jan van Eyck, é considerada a mais antiga obra em que o tema único é o autorretrato.

Jan van Eyck. Homem com turbante (autorretrato). Óleo sobre painel. 1433.


A partir do século XX, dificilmente encontra-se artistas, renomados ou não, que não tenham produzido autorretratos. Destacam-se como prolíficos pintores de autorretratos: Vincent van Gogh, Egon Schiele, Max Beckmann, Edvard Munch, Frida Kahlo, Pablo Picasso, entre outros.
Entretanto, estudos exclusivamente versando sobre autorretratos só têm início no século XX: década de 1920, especificamente. Trabalhos mais rigorosos e aprofundados só aparecerão na década de 1950, mas, neste período, as peculiaridades do fazer artístico e o pensamento sobre ele esfacelam as noções do que seria um auto-retrato e o seu enquadramento como gênero artístico advindas dos séculos anteriores. 

Antônio de Araújo. Autorretrato. Técnica mista sobre papel. 2011.




Nenhum comentário:

Postar um comentário