terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Arte Figurativa e Arte Abstrata

Figurativismo e Abstracionismo - definições básicas

Antonio de Araujo



Figurativismo

Arte figurativa, ou figurativismo é um termo que abrange as manifestações artísticas, especialmente as artes plásticas,  que representam com realismo figuras e realidades concretas e reconhecíveis. Portanto, são manifestações representacionais. 
Os elementos formais como linha, cor, contraste, textura, perspectiva etc., são utilizados para criar a ilusão da forma e do espaço e/ou para dar ênfase na narrativa retratada.

A Arte Figurativa pode ser realista ou estilizada:


Arte figurativa realista:

São as expressões artísticas que mais se utilizam dos recursos formais para dar a ilusão de realidade. Estão relacionadas à observação ou a cópia de elementos concretos.

Lu Cong. A Song at Dusk. Óleo sobre painel. 2011.

Arte figurativa estilizada:

São reconhecíveis figuras concretas na obra de arte, mesmo que, algumas vezes, expressas através de símbolos ou convenções estéticas.

Pablo Picasso. Cabeça de Mulher. Óleo sobre tela. 1939.


Abstracionismo




A expressão arte abstrata aplica-se a obras inteiramente carentes de figuração (espaço real, objetos, paisagens, figuras de seres animados e inclusive formas geométricas se representadas como objetos reais (com iluminação e perspectiva)). Trata-se de uma arte que repele a cópia ou a imitação de todo modelo exterior à consciência do artista. Partindo desse conceito, não pode haver, numa obra abstrata, referência  a algo material existente na natureza, que gramaticalmente são substantivos concretos. 

O abstracionismo pode ser lírico ou geométrico:

Arte abstrata lírica:



São expressões abstratas construídas através de um fazer artístico intuitivo. Assim, seu resultado final relaciona-se ao sentimento e as sensações.


Vassily Kandinsky. Improvisação nº 30. Óleo sobre tela. 1913.


Arte abstrata geométrica:


Relaciona-se basicamente às formas geométricas, sendo obras possuidoras de uma rigidez e racionalismo que se aproximam do pensamento clássico.



Barnett Newman. Who's aAfraid of Red, Yellow and Blue II. Óleo sobre tela. 1967.

4 comentários: