quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Pintura a Óleo

História da Pintura a Óleo

Antônio de Araújo


O desenvolvimento e utilização da tinta a óleo possui uma história um tanto polêmica, sendo que se admite, de forma unânime, apenas ser essa um material que se desdobra a partir da pintura a têmpera (tinta a base de água), destacando-se seu uso em meados do séc. XIV na Europa.  
No princípio, a tinta a óleo foi utilizada em combinação com têmpera. As imagens eram pintadas inicialmente com têmpera e finalizadas a óleo (era aplicada como uma fina camada de esmalte sobre a base de pintura a têmpera). Mais tarde a pintura a óleo torna-se independente devido a maior margem para ser explorada, em relação a têmpera. 
Durante muito tempo, Jan van Eyck foi tido como o criador da pintura a óleo, mas esse artista foi realmente responsável "apenas" por formular um método de secagem mais rápida da tinta.

Jan van Eyck. A Virgem com o Chanceler Rolin. Óleo sobre madeira. 1433-34.


A disseminação da pintura a óleo é atribuída principalmente a sua grande flexibilidade em se conseguir diferenciados tons (principalmente sombras bastante fechadas) e, desse modo, possibilitar a ilusão de uma representação figurativa mais realista. A pintura a óleo é mais flexível, mais expressiva e, finalmente, mais rica em cores. A técnica de pintura a óleo oferece uma maior exatidão na obtenção dos tons sutis encontrados na natureza.

Até o séc. XVIII, as tintas eram produzidas no próprio estúdio do artista, de modo bastante artesanal, dispendendo grande tempo de preparo, e com reduzidas possibilidades de armazenamento. A partir do séc. XIX, surge o material de pintura industrializado, que dá um novo rumo a produção das obras. Os artistas deixam de se preocupar com a produção artesanal de seu material, preocupando-se exclusivamente com a criação das imagens. Assim, dispondo de maior tempo, os artistas podem se concentrar mais nas experimentações formais em seu trabalho. Como não existe um modo certo, ou errado, de se utilizar a tinta a óleo, cada pintor a explora da forma a alcançar resultados que expressem melhor suas intenções.


Nenhum comentário:

Postar um comentário